Como tirar a mancha de caneta das roupas?

Como tirar a mancha de caneta das roupas?

Confira algumas dicas eficientes para remover manchas de caneta ou canetinha de tecido.

Ainda que seja uma situação chata, é relativamente comum se deparar com uma marca de caneta em roupas, principalmente quando se trata de alunos, que acabam manchando o uniforme escolar ou uma roupa qualquer. Felizmente, existem algumas dicas bem simples, e eficientes, para remover a tinta de caneta ou canetinha de tecido.

No entanto, antes de aplicar qualquer método ou dica enumerada, tenha em mente que existem diferentes processos, pois há diversos modelos de tecidos, com tramas distintas, assim como inúmeros tipos de tinta de caneta, onde cada um apresenta um resultado melhor conforme os procedimentos realizados.

Com isso, é hora de conferir alguns dos métodos que vão te auxiliar a remover as manchas de canetas das roupas:

Mancha de tinta de caneta pequena e fresca

Para aquela marca de caneta pequena e mais recente, a melhor opção é tentar diluir essa tinta para ser absorvida mais facilmente por outro material. Neste caso, a melhor solução é aplicar um pouco de álcool sobre o local e pressionar e passar um pouco de algodão para absorver.

Caso você não possua álcool e algodão no momento, é possível substituí-los por vinagre branco e um pano macio, mas sem friccionar muito para não estragar o tecido.

Seja álcool ou vinagre branco, não se esqueça de colocar um pano por baixo de onde irá aplicar o líquido para que o excesso da tinta seja absorvido e não passe para qualquer outro local indesejado.

Mancha de tinta de caneta grande e seca

Agora, caso a marca de caneta seja mais extensa ou já esteja seca, se apresentando mais resistente, a solução requer um detergente para louças.

Para não estragar o tecido, utilize um algodão para espalhar algumas gotas de detergente sobre a mancha, esfregando levemente o local para remover a tinta de caneta. Caso a marca não saia por completo, aplique algumas gotas de detergente diretamente sobre a mancha, e deixe agir por ao menos uma hora, e então esfregue o local e lave a peça normalmente.

É importante salientar que o detergente também pode manchar devido a pigmentos, por isso, utilize as opções do produto incolor, de modo a evitar uma marca ainda maior e em outra tonalidade.

Mancha de tinta de caneta hidrográfica

Por fim, mas não menos importante, caso se trate de uma mancha de caneta hidrográfica, ou marcador permanente, a tinta pode aderir melhor no tecido, assim necessita de um produto mais específico, como um removedor de tintas e manchas.

É possível encontrar pequenas bisnagas deste produto em supermercados, na seção destinada a produtos de limpeza, normalmente, próximo aos sabões em pó. Neste caso, basta seguir as instruções de uso do próprio removedor de manchas. 

Agora que você possui algumas dicas de como remover a tinta de caneta de tecidos, não tenha medo de investir no seu material, seja para estudo ou recriação, e confira as opções e ofertas disponíveis na Laranja Lima Presentes, uma referência nacional quando se trata de loja online do setor de papelaria, presentes criativos e material para escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *