3 dicas de como desenhar e pintar

3 dicas de como desenhar e pintar

Descubra como colorir e desenhar melhor se valendo de pontos importantes.

Transferir uma obra para o papel ou tela está longe de ser uma tarefa simples, pois se trata de uma atividade que necessita de muito estudo e aprimoramento, no entanto, tudo fica mais simples com dicas para desenhar e colorir.

A mais valiosa para qualquer pessoa que tenha interesse em criar e também pintar desenho, é escolher uma técnica que lhe agrada mais, estudar profundamente essa metodologia, e praticar muito, para que tudo seja aprimorado e assimilado.

Ainda assim, evidente que existem algumas dicas básicas que se aplicam a todas as técnicas, e que facilitam na hora de criar uma arte, de adicionar cores e vida à ela, como as seguintes:

Faça um ou mais esboços

Nem sempre o modelo de desenho que imaginamos é realmente a melhor opção, por isso, quase sempre será necessário realizar ajustes, pois, ao visualizar o modelo em perspectiva é possível observar pontos que podem ser ajustados para dar ainda mais beleza à obra.

Por isso, antes de definir quais serão os traços finais, é importante criar um ou mais esboços, com lápis grafite, que funcionarão como rascunhos, para deixar uma base mais sólida para os seus traços finais e permitir todas as alterações pertinentes.  

Elenque as cores antes de pintar

Antes de adicionar cores a sua obra, selecione os lápis de cor que você possui e faça uma lista com as tonalidades que deseja adicionar ao desenho, como uma paleta que faça sentido para as expectativas que você possui em relação ao resultado.

Existem vários estudos em relação às cores que facilitam na hora de elencar as tonalidades, como o modelo de círculo cromático, que destaca as cores primárias, secundárias, análogas, complementares, dentre outras,  e até mesmo conhecimento básico do conceito de cada cor.

Dê atenção às sombras

Seja uma obra de perspectiva realista, lúdica ou abstrata, as sombras desempenham um papel importante na hora de colorir o desenho, criando um efeito que realmente se destaca das opções que são mais simplórias, adicionando profundidade.

Neste caso, é necessário destinar um bom tempo para o estudo das sombras, afinal, as tonalidades aplicadas não se limitam ao preto para as sombras e branco para pontos de luz, pois existem momentos de intersecção entre as cores.

Um fenômeno óptico conhecido como reflexão permite que as tonalidades de cores distintas interfiram entre si com a incidência da luz, por isso é necessário dedicar algum tempo ao estudo e observação desta manifestação, para que o cérebro assimile melhor o conceito e possa transferir tal ponto para as pinturas.

Por fim, caso tenha dificuldade em assimilar alguma das dicas para desenhar e colorir, talvez seja importante aprimorar os seus conceitos básicos, investir tempo em algum curso, aula ou mentoria, afinal, é possível encontrar uma infinidade de materiais ensinando a como desenhar e pintar.

Agora que você possui valiosas dicas para desenhar e pintar, conte com materiais de qualidade que valorizam ainda mais a sua obra, para isso, confira as extensas opções de produtos destinados ao desenho e pintura disponíveis na Laranja Lima Presentes, uma referência quando se trata de loja virtual de papelaria, presentes criativos e material para escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.