4 dicas para estudar em casa

4 dicas para estudar em casa

Confira como estudar em casa de maneira mais eficiente otimizando as tarefas e também o seu tempo.

Estudar em casa virou a realidade da maioria dos estudantes, graças às mudanças nos sistemas de estudo brasileiros e mundiais. Essa é uma tarefa mais prazerosa, mas também complexa para quem não mantém a organização. Veja algumas dicas de estudo:

1 – Horários controlados

Apesar de o estudo em casa e o EAD serem apreciados pela facilidade de horários, é preciso um controle. Deixar tudo para um momento de folga pode deixar o estudo mais fraco por cansaço ou sono, por isso é essencial ter uma hora específica para estudar. A dica é deixar uma grade de 1 ou 2 horas diárias somente para isso, a melhor opção é quando acaba de acordar, já que no final do dia, o corpo está cansado e fica sem concentração.

2 – Faça um cronograma

Mesmo em casa, um cronograma ajuda, ele determina todo o conteúdo que deve ser estudado e o tempo dedicado para ele, deixando os mais difíceis de fixar com horário maior. Para quem estuda para o vestibular, por exemplo, pode separar por matérias e conteúdos, como em uma escola. 

3 – Use auxiliares

Alguns utensílios ajudam na organização e facilitam a fixação do conteúdo, veja os principais:

  • Caderno fichário: facilita a organização das matérias e quantidade de folhas conforme a necessidade, é totalmente personalizável. A quantidade de matérias, capa, folhas, divisórias, planner e até o estojo são adaptáveis, basta montar como melhor te agradar;
  • Planner: na hora de arrumar os horários e o cronograma, o planner é essencial. Ele pode ser feito por dia, semana, mês e ano. Quem não quer comprar um planner ou prefere personalizar é só escolher um modelo pronto na internet e imprimir. O mesmo também pode ser fixo no caderno fichário;
  • Agenda: a agenda tem o mesmo papel do planner e serve para anotar compromissos, conteudo, dias e horários, mas em um modelo fixo;
  • Celular e smartwatch: a tecnologia é uma das aliadas no estudo, mas em excesso pode atrapalhar. Os celulares e relógios inteligentes contam com bloqueadores de aplicativos, cronômetro, aplicativos de gerenciamento de tempo, calculadora, busca por vídeos com dicas de estudo e tantos outros itens para ajudar na missão de estudar em casa;
  • Materiais escolares: pode parecer bobagem, mas é comprovado que os materiais ideais e divertidos ajudam na interação e no interesse em executar os estudos em casa, e não são apenas as crianças que se beneficiam disso.

4 – Estabeleça metas

Estabelecer metas ajuda a ficar motivado, então é preciso estipular onde deseja chegar. O melhor é demarcar pequenos desejos e ao final um maior como meta, assim fica mais fácil observar as conquistas e não desistir. Um exemplo fácil:

  • Passar no teste de matemática online em 30 dias;
  • Ir bem na prova em 34 dias;
  • Conseguir a certificação em 50 dias;
  • Tirar uma alta nota no ENEM em 365 dias.

Conte com a Laranja Lima Presentes para obter as melhores ferramentas para seus estudos, são canetas, caderno espiral, planners, caderneta, dentre outros, para facilitar seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *