Como tirar mancha de caneta do estojo? 

Como tirar mancha de caneta do estojo? 

Conheça algumas soluções para remover as manchas indesejadas.

Nada é mais comum na rotina escolar que um estojo manchado, seja por uma caneta esferográfica estourada ou a canetinha hidrográfica que ficou aberta. Essa não é uma condenação permanente ao acessório de tecido, pois existem receitas para ajudar na remoção. Veja algumas maneiras de tirar as manchas de canetas:

Mancha de caneta fresca

Se a tinta está fresca no tecido, é muito mais simples sua remoção, basta um pouco de álcool e um algodão. O mesmo pode ser feito com vinagre branco, mas depois é preciso lavar com sabão para tirar o forte cheiro do produto. Ambos precisam do auxílio de algodão ou pano, é só colocar na parte de dentro e pingar álcool ou vinagre sobre a mancha. Ela será toda absorvida pelo pano ou algodão.

Mancha de caneta seca

A melhor opção para esse tipo de mancha é o detergente branco ou sabão de coco, é só aplicar sobre ela e deixar agir por algumas horas. Depois é essencial esfregar e verificar se haverá necessidade de repetir o processo. É importante colocar um plástico na parte interna para que a tinta não se espalhe no restante do estojo.

O mesmo tipo de sujeira pode ser retirado com os alvejantes em pó, como o Vanish, colocado sobre o tecido e em contato com a água remove a coloração.

Mancha de caneta hidrográfica ou permanente

Dois modelos de caneta possuem uma tinta mais resistente e que costuma dar trabalho para sair pela composição oleosa, são as hidrográficas, também chamadas de canetinhas, e as permanentes. O processo é mais complexo quando ocorre a mancha do estojo com elas, mas também é possível remover totalmente.

O processo se inicia com álcool ou vinagre, assim o excesso é retirado com pano ou algodão, sempre com a presença de um plástico para evitar que a tinta passe para o restante. Com a peça úmida é preciso lavá-la em máquina, mas sem nenhuma outra, um pouco de alvejante em pó pode ser colocado junto ao sabão, depois basta secar normalmente. Caso não saia a mancha por completo é preciso repetir o mesmo processo.

Um modo mais fácil de realizar a retirada da mancha de caneta é com leite morno, basta passar o líquido sobre ela e esfregar de modo delicado, aos poucos ela vai saindo.

Vale lembrar que nenhum desses processos pode ser aplicado em estojos de couros, por serem mais delicados.

As dicas citadas podem ou não funcionar, pois, cada estojo conta com um material distinto, assim como as canetas possuem formulações diferentes. Vale a pena testar para não perder o estojo apenas por uma mancha, algo que é tão comum e rotineiro, principalmente entre as crianças.

Cansou do estojo de pano? Confira na Laranja Lima Presentes outras opções que são mais fáceis de limpar e não sofrem tanto com as sujidades. São exemplares em couro sintético, plástico e até alguns fáceis de carregar e com fixação em caderno inteligente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.