Como organizar um local para estudar

Como organizar um local para estudar

Descubra como fazer com que o seu espaço de estudos garanta um aprendizado melhor.

Ainda que seja um tanto óbvio que o local de estudo deve ser calmo, organizado e com tudo que seja necessário com um fácil acesso, o mais comum é que, antes de um teste, prova ou exame importante, a maioria escolha se sentar, ou até mesmo deitar, na cama, com o livro em mão.

Essa escolha equivocada se deve por um simples motivo, a ausência de um local de estudo pronto para que a sua imersão seja completa, o que torna a opção mais fácil na mais atrativa também.

Para te ajudar neste momento importante, garantindo que os seus estudos rendam mais, confira algumas dicas de como organizar o seu local de estudo:

Escolha o local adequado

O mais importante na hora de escolher o local de estudo, é que este seja calmo, bem iluminado e disponha de uma mesa, o que nem sempre ocorre nos quartos. Aliás, se for possível, escolha um local que não seja o quarto.

O quarto une algumas condições que fazem com que os estudos rendam menos, ou seja, possui uma série de distrações e ainda oferece um ambiente extremamente confortável, o que, durante tarefas mais entediantes, pode dar sono e dificultar o processo.

Fuja das distrações

A imersão é uma parte importante para que os estudos rendam mais, por isso, se afaste de smartphone, notebook, computador, televisão e qualquer dispositivo eletrônico que seja mais atrativo e signifique uma distração.

Locais muito barulhentos ou com um trânsito intenso de pessoas também não são uma boa opção, já que tudo isso cria distração. Se não for possível evitar o barulho, use tampão nos ouvidos ou até mesmo fones desligados, diminuindo consideravelmente os ruídos.

Organize o seu espaço

Pense como se fosse o local de realização da prova do Enem, ou seja, você irá precisar do material escolar, cadeira, mesa, água e, eventualmente, um lanche rápido, como biscoitos, barras de cereal ou frutas.

Se o local contar com muitos objetos, além destes citados, avalie se são realmente necessários para os estudos. Caso não sejam, uma boa dica é colocar em um local distante, assim você evita que eles estejam sempre à mão e você acabe os manipulando por hábito.

Não exagere no conforto

É importante que estudar não seja uma tarefa fisicamente massante, mas ainda assim, não pode ser algo extremamente relaxante. Por vezes, estar deitado ou em uma cadeira extremamente confortável, acaba gerando sono, o que é uma das condições mais desfavoráveis para o aprendizado.

Por isso, a melhor opção é estar sentado, em uma cadeira simples, além de contar com uma boa iluminação, nada de luzes fracas, amarelas ou ainda uma meia luz.

Saiba quando reunir as condições listadas

Agora que você já sabe como montar ou escolher seu local de estudo, a última etapa é pensar em quando realizá-lo. Se programar ajuda a evitar surpresas e também auxilia na hora de encontrar as melhores condições.

Neste caso, se trata de dias e horários, estudar nos finais de semana com muita gente em casa, nem sempre é a melhor opção, assim como no horário de um programa que você assiste ou ainda próximo à hora de dormir, quando você está com sono.

Por isso, pense no espaço, mas se programe para encontrar a melhor data e horário para que a sua imersão seja a melhor possível, assim você terá os melhores resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.