Aprenda como se organizar fazendo anotações

Aprenda como se organizar fazendo anotações

Entenda como usar as anotações a seu favor em diversas ocasiões.

A organização é um fator crucial para todos os tipos de tarefas, desde os tempos escolares até no trabalho, pois é um processo que aumenta o desempenho e ajuda a manter a mentalidade centrada. Existem muitos modos de deixar a vida mais organizada para trabalhar, estudar ou simplesmente fazer o dia render, dentre eles as anotações.

Seja de maneira intuitiva, sem nem pensar em como armazenar e usar as anotações, ou com planejamento, esse tipo de atitude consegue mudar completamente o modo de realizar as funções e proporcionar um resultado incrível. Se deseja utilizar as anotações como método de organização, veja algumas dicas:

Tenha o material ideal

Por mais que algumas pessoas utilizem os computadores e celulares para escrever suas necessidades, com o uso de programas e aplicativos de inteligência artificial, a maior parte usa o papel e caneta para ter um modo palpável de controle.

Se o papel é coisa do passado para as crianças, ele é muito presente para os adultos e indispensável, pois possibilita ter o controle na mão, onde cada tarefa concluída pode ser marcada ou retirada, tornando o prazer ainda maior ao concluir a atividade.

Para isso, é preciso contar com um bloquinho de anotações, caderneta, caderno ou planner, todos oferecem um espaço em branco para escrever, mas com proporções diferentes. Para quem deseja fazer um painel de tarefas, por exemplo, os papéis autocolantes são os melhores, já para o cotidiano controlado é fundamental um planner separado por dias, semanas ou meses. No uso ocasional o bloquinho comum faz o trabalho, basta ter um modo de deixá-lo aparente para lembrar da anotação.

As canetas também precisam ficar em  local de fácil acesso e serem adequadas para a cor do papel, como a branca quando a superfície é escura. 

Guarde em um local adequado

Para lembrar do que está escrito é importante deixar o papel à vista, por isso o planner precisa ser olhado diariamente. Quem opta pelo bloquinho de papel precisa de um cuidado para guardar, com um local que permita a fixação e seja visualizado, como na geladeira ou em um painel com tachinhas. 

O processo de enxergar os objetivos mantém a mente sempre ativa para executar a tarefa, caso contrário ela será esquecida. 

Separe por categoria e importância

Separar as atividades vai além de determinar uma data, ainda existem as subcategorias. Se o resultado for muito grande e exigir demais, é primordial separar a execução em pequenas partes, para se manter focado, como na entrega de um TCC, que pode levar o ano todo para ser feito. 

Essa organização não deixa sua mente procrastinar e evita atrasos, além de reduzir as hipóteses de desistir do objetivo antes de terminar. Todos os tipos de atividades podem contar com as anotações para serem organizadas, sendo um método bastante efetivo.

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