Aprenda a colorir desenhos corretamente

Aprenda a colorir desenhos corretamente

Confira algumas dicas para te auxiliar na hora de colorir desenhos.

Não faz muito tempo, como forma de terapia, virou moda o lançamento de livros contendo desenhos para colorir, com os mais diversos temas, como mandalas, natureza, florais e ilustrações das mais variadas.

No entanto, ainda que seja algo terapêutico, colorir desenhos é a profissão de muitas pessoas que atuam em indústrias gigantes, principalmente no setor de histórias de quadrinhos, esses profissionais são denominados como coloristas.

O colorista é o responsável por colorir desenhos realizados pelos desenhistas, que ilustram as páginas das histórias de quadrinhos. Antigamente esse processo de transformar o desenho preto-e-branco em algo vivo e com cor, era realizado utilizando tintas e pincéis, no entanto, atualmente esse procedimento ocorre digitalmente, se valendo de ferramentas como uma mesa digitalizadora.

Ou seja, o hobby terapêutico de muitas pessoas é a profissão de tantas outras, que foram capazes de aperfeiçoar as suas técnicas e transformar a sua artística diversão em algo lucrativo.

Caso tenha se interessado no assunto e deseja se aperfeiçoar na hora de colorir desenhos, seja para aprimorar o seu passatempo ou se tornar profissional, aqui vão algumas dicas que podem te auxiliar neste processo:

Defina as cores antes do processo

Antes de começar a adicionar cor aos desenhos, é necessário algum planejamento, seja mental ou escrito, sobre o processo, criando uma espécie de roteiro e definindo a paleta de cores que será utilizada.

Para se organizar melhor, uma boa dica é enumerar as cores e também as partes correspondentes onde essas serão adicionadas, evitando uma confusão com tons semelhantes.

Faça testes em uma folha separada

Na hora de colorir desenhos nem sempre a cor que é apresentada na demonstração do material é a mesma na superfície do papel, devido a uma série de fatores, que vão desde a oxidação, processo de secagem até a confecção da superfície.

Então, neste caso, para ter uma ideia mais clara do resultado, a dica é, após elencar a paleta de cores e definir o roteiro, em uma folha semelhante à superfície da ilustração, faça o teste com todos os materiais e aguarde o processo de secagem, passa garantir que o resultado ocorra como desejado.

Inicie da direita para esquerda e de cima para baixo

Essa é uma regra básica das aulas de educação artística, mas que muitas pessoas se esquecem das falas do mestre dizendo: “pinte como você escreve, da direita para esquerda e de cima para baixo”.

Mantendo essa ordem você evita que a sua mão esbarre e borre o processo que você realizou anteriormente, estragando a ilustração. Uma boa dica é manter um pedaço de papel para que, caso você tenha que voltar a pintar locais onde será necessário apoiar a mão sobre uma superfície já pintada, possa colocar esse item para realizar o apoio.

Por fim, basta procurar por algumas técnicas, cursos, dicas e tutoriais caso deseje realizar algo mais específico, ou utilizar um material mais incomum e assegurar os melhores resultados.

Agora que você já sabe como colorir desenhos corretamente, não deixe de conferir os materiais que são necessários para esse processo e visite as seções da Laranja Lima Presentes, que tem tudo que você precisa, de canetas hidrográficas até marcadores, estojos e organizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *