5 dicas para estudar em casa

5 dicas para estudar em casa

Confira como aprimorar os seus estudos para que o seu aprendizado renda mais.

O ensino à distância (EAD) é uma realidade para muitas pessoas que desejam ou têm a necessidade de aprender em casa. No entanto, estudar em casa nem sempre é uma tarefa simples. Caso você sinta alguma dificuldade em realizar os seus estudos em casa, separamos algumas dicas que podem facilitar este processo, confira abaixo:

Estabeleça horários

Uma rotina de horário não serve apenas para cumprir um número de horas específicas, mas também para que o corpo possa criar um hábito para realizar as suas atividades. Por isso, assim como ocorre com as aulas presenciais, trabalho ou até mesmo um jogo de futebol, é importante estabelecer horários fixos para estudar em casa.

Essa rotina também lhe ajuda a definir o melhor momento para estudar, ou seja, quando a sua casa está mais tranquila, quando você tem menos distrações ou até mesmo menos sono ou ímpeto de deitar e relaxar. Ainda que seja um pouco sacrificante e difícil no princípio, criar o hábito de estudar garante que o seu corpo e mente tenham um desempenho melhor.

Faça um cronograma

Ainda que aprender em casa não seja como em uma instituição física, é importante definir um cronograma de estudos, para que sejam elencadas as suas necessidades semanais, ajuda o seu corpo a entrar em uma rotina de estudo e evita que você procrastine.

O cronograma deve ser elaborado de acordo com as necessidades de estudo, mas pode seguir parâmetros, como o conteúdo programático do seu vestibular, calendário acadêmico do curso de graduação que escolheu ou número de aulas semanais que você tem na escola.

Registre as atividades

Ainda que algumas pessoas tenham boa memória, a principal função do cérebro durante os estudos é raciocinar, e não armazenar informações ao longo do dia. Logo é importante que você tenha papel e caneta, ou qualquer outra ferramenta que possa manter um registro das suas obrigações.

Por isso, é importante manter o hábito de possuir as suas tarefas sempre a mão ou em algum local visível, para que as obrigações e afazeres não sejam esquecidos.

Estabeleça metas

Manter-se motivado na hora de estudar em casa nem sempre é uma tarefa simples, por isso é crucial manter metas reais e alcançáveis, para que o progresso possa desempenhar esse papel motivacional.

Uma boa técnica é pegar uma meta maior e dividi-la em pequenos objetivos, assim, além de garantir mais motivação, você enxerga um panorama maior, o que lhe permite realizar ajustes caso o seu desempenho não ocorra como o planejado.

Procure conciliar

Estudos apontam que o nível de concentração dura em média 50 minutos, por isso as escolas se baseiam neste tempo na hora de estipular a duração das aulas. Portanto, não adianta muito tomar energético e tentar alongar mais as horas de estudo.

Uma boa dica é utilizar o método técnico pomodoro, realizando períodos de 25 minutos de estudo intercalando com pequenos intervalos. É possível encontrar programas e aplicativos para a aplicação deste método, assim, não precisa nem se preocupar com o cronômetro.

Em suas pausas maiores, procure conciliar as suas tarefas e atividades pessoais. No entanto, cuidado com desprendimento demasiado, cumpra os horários do método e garanta os melhores resultados na hora de estudar em casa.

Itens de papelaria entregues com o AMOR que você merece! Venha ter a experiência de comprar conosco! Visite o nosso site, estamos esperando você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.