4 recomendações para quem quer estudar no Youtube

4 recomendações para quem quer estudar no Youtube

Conte com a maior plataforma de vídeos do mundo para estudar.

Se antes a internet era mais usada para aleatoriedades, agora ela conta com materiais para qualquer necessidade, inclusive para estudar. Ela é uma ferramenta infinita para o aprendizado, pois são profissionais em todas as áreas que disponibilizam conteúdos para quem deseja aprender. 

Desde a facilidade para os anos de alfabetização até a complexidade das matérias universitárias, são informações para todos e em grande maioria gratuitas. Uma das plataformas mais usadas é o Youtube, que conta com vídeos em todas as línguas e temas. Veja como estudar no Youtube com as dicas abaixo:

Escolha um criador de conteúdo

Escolher um canal para estudar é como ter um professor particular, por isso a pessoa precisa ensinar do melhor modo para você aprender. Se deseja uma maneira mais lúdica é preciso uma aula dinâmica e com explicações simples, enquanto os conteúdos profundos requerem mais teoria. 

Como são muitos professores presentes na plataforma é mais fácil encontrar algum que se encaixe em seu perfil, para então seguir a sequência das matérias ensinadas. Para quem não faz ideia de onde começar a busca, o Guia do Estudante separou sete canais de estudo com matérias diferentes para acompanhar.

Organize seu tempo

Determinar um tempo para o estudo é a melhor forma de se manter focado e não colocar outras tarefas na frente, inclusive esse é um problema comum para todos que aprendem a distância. 

É preciso deixar o horário em que está livre, mas a mente está mais propensa a pensar, o mais indicado é pela manhã, para depois realizar as outras tarefas do cotidiano. O tempo de aula depende muito do quão rápido precisa ser o aprendizado, por vezes 1 hora diária pode ajudar, mas se for para o ENEM ou algo com data marcada será necessário mais tempo. 

Não se perca no Youtube

Apesar de ser uma plataforma incrível, estudar no Youtube pode ter alguns empecilhos e o conteúdo diverso é um deles. Como o site mostra indicações após um vídeo e até enquanto o mesmo está minimizado, é comum se sentir atraído e desviar a atenção da aula, por isso é preciso manter o foco, e somente nas pausas assistir demais canais.

O método Pomodoro é uma das dicas de estudo que ajudam neste controle, pois ele determina um tempo para focar e intercala um descanso, inclusive pode ser usado em aplicativos simples e gratuitos.

Faça resumos e anotações

Para manter o conteúdo por mais tempo na cabeça ou relembrar no futuro, é importante anotar informações aprendidas em uma caderneta ou até no celular. Um bom modo de obter mais absorção das matérias é fazer um breve resumo ao fim de cada aula. Já um Post-it e a caneta marca texto são auxiliares para deixar em destaque as partes mais importantes e reforçar os tópicos.

Com essas dicas simples e os materiais vendidos na Laranja Lima Presentes, você conseguirá estudar pelo Youtube e aprender tudo que deseja”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *