4 dicas para quem acabou de ingressar na faculdade

4 dicas para quem acabou de ingressar na faculdade

Confira como se adaptar melhor a este novo ciclo acadêmico e com o que realmente se preocupar.

Ingressar em uma faculdade é sem dúvidas uma conquista, mas também pode ser algo amedrontador dado a mudança de rotina e diretrizes de estudo. No entanto, essa adaptação pode ser mais tranquila do que parece, basta saber onde realmente focar os seus esforços.

Para facilitar este processo de adaptação, confira abaixo algumas dicas para faculdade realmente relevantes para auxiliar nessa transição:

Organize o seu tempo

Mais relevante que qualquer uma das dicas de estudo é ter consciência da importância de otimizar o seu tempo para todas as tarefas, assegurando uma gestão de agenda que permita a dedicação igualitária para todas as disciplinas, ao menos no início.

Com o passar do tempo você pode remanejar e trabalhar a distribuição do seu tempo conforme a demanda, e deve sobrar um pouco mais de espaço na agenda devido às preocupações com a socialização ser menor. Não se esqueça de deixar um espaço na sua agenda para o lazer, afinal, é sempre importante manter a mente saudável para você conseguir absorver mais ensinamentos.

Procure por materiais que facilitem a sua rotina

Na hora de escolher os materiais é importante que eles sejam facilitadores da sua rotina, pois assim você consegue se organizar melhor e otimizar o seu tempo. Nessa seleção há opções que funcionam para alguns alunos e não são tão relevantes para outros, por isso, é importante ajustar as suas necessidades.

Um caderno fichário facilita a rotina dos alunos mais organizados, há também quem prefira contar com uma mochila exclusivamente para a faculdade. Ou seja, não faltam materiais, basta pensar na melhor estratégia para facilitar a sua rotina.

Procure por oportunidades de estágio

Aprender mais sobre o seu ramo de atividade na prática é indispensável, por isso, existe a necessidade dos estágios obrigatórios. No entanto, é importante estar atento também à diversidade de oportunidades que irão se apresentar.

Os estágios são um celeiro de aprendizado e também de novas dúvidas, que podem ser levadas e discutidas em sala de aula, por isso, é muito usual os alunos realizarem mais de um estágio em diferentes empresas durante o curso, para poder contar com aprendizado e dúvidas distintas, ampliando os seus horizontes.

Dê mais atenção ao seu primeiro ano

Por fim, a dica sobre faculdade que muitos novos alunos negligenciam e acabam se arrependendo, é a necessidade de desprender uma atenção especial ao primeiro ano de curso. É simples de se deixar levar pela nova rotina com festas e pessoas desconhecidas, no entanto, manter o foco nos estudos e principalmente na adaptação é fundamental.

Não negligencie as disciplinas do seu ano de calouro, reserve um tempo para socializar e ter momentos de lazer, mas assegure que você tenha a energia suficiente para aprender e se dedicar aos estudos.

Agora que você já sabe quais são os pontos que necessitam de mais atenção nessa nova fase acadêmica, confira as diversas soluções em materiais disponíveis na Laranja Lima Presentes, com certeza você irá encontrar algo que facilitará a sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *