4 Dicas para o primeiro dia na escola

4 Dicas para o primeiro dia na escola

Descubra como se preparar e agir para ter um bom primeiro dia de aula

Mudanças sempre são associadas a uma certa tensão gerada pela ansiedade, e no primeiro dia na escola, onde um universo novo será apresentado também desperta esse sentimento, que, alguns julgam como algo positivo, mas que atrapalha muito no início, devido às expectativas e incertezas.

Mesmo que não se trate de uma nova escola, de uma mudança mais ampla, o primeiro dia de aula ainda é responsável por despertar certa ansiedade nos alunos, e também requer alguma preparação.

Seja em uma nova escola, ou no retorno para a habitual, confira abaixo algumas dicas importantes que podem te ajudar neste início:

Antecipe a organização

Ainda que não ajude muito com a ansiedade, antecipar todas as etapas possíveis, evita que possíveis imprevistos ocorram, o que impede que as coisas sejam arrumadas às pressas e algo acabe passando despercebido.

Na hora de antecipar a organização comece pelo básico, ou seja, uniforme e materiais escolares, deixe tudo pronto e a disposição. Por fim, repasse aspectos importantes, como o horário de começar a se organizar, os despertadores e como você irá para o primeiro dia de aula, neste caso, se o trajeto será feito acompanhado, sozinho, a pé, de carro, ônibus, transporte escolar, enfim, repasse e confira tudo que for possível.

Se alimente antes de sair

Uma boa maneira de garantir que o primeiro dia na escola não seja ruim, é evitando passar mal ou ter dores de estômago, por isso, se alimente antes de sair de casa, afinal, do início da primeira aula até o intervalo ainda tem um longo período.

Evite realizar refeições pesadas, ou ainda consumir alimentos que rotineiramente não lhe fazem tão bem, assim é possível garantir mais disposição, sem uma grande refeição para fazer digestão, e ainda evita qualquer transtorno gástrico logo no primeiro dia.

Chegue um pouco antes

Uma boa, e também óbvia, dica para não chegar atrasado no primeiro dia, é se programar para chegar um pouco antes, assim ainda é possível encontrar a sala correta, escolher o lugar para se sentar e também conversar com os novos colegas.

Ainda assim, não há necessidade de chegar muito antes do horário, já que a ansiedade pela espera será maior neste caso, cerca de 15 minutos de antecedência já é o suficiente para se localizar e fazer uma breve socialização.

Interaja com os novos colegas

Por mais que a timidez seja um obstáculo a ser ultrapassado por muitos alunos, no primeiro dia de aula todos estão nas mesmas condições e cheios de novidades para contar, seja uma apresentação breve para um novo colega, ou até mesmo uma história emocionante e divertida sobre as férias.

Uma boa maneira de garantir mais atenção e interagir um pouco mais é ser participativo durante as aulas, ou seja, responder os professores, sem medo de errar, afinal, todos estão ali para aprender.  Além disso, responder claramente quando algo for perguntado, ajuda a escapar um pouco da timidez.

Por fim, basta lembrar que, ainda que o primeiro dia na escola não saia como planejado, ainda existem muitos outros dias, sendo que todos eles estão repletos de possibilidades para que tudo ocorra bem.

Gostou dessas dicas? Então aproveite e confira os produtos da Laranja Lima Presentes, para ter um primeiro dia de aula com o material escolar perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *