4 dicas de como cuidar da mochila escolar

4 dicas de como cuidar da mochila escolar

Confira como garantir uma longevidade maior das mochilas na rotina de um estudante.

Todo início de ano a mochila escolar está presente na lista de material, sendo um dos itens essenciais para a rotina de todos os estudantes. No entanto, a vida útil deste item não costuma ser tão longa quanto muitos desejam, já que algumas mochilas sequer chegam ao final do ano escolar.

Ainda assim, essa precipitação na troca da mochila escolar, muitas vezes, se deve a práticas relacionadas ao mau uso do material que, felizmente, pode ser estendido com algumas dicas simples.

Se você tem interesse em fazer com que uma mochila escolar dure por mais tempo, ou que ao menos chegue ao fim do ano letivo, confira abaixo algumas dicas que podem auxiliar neste processo:

Guarde a mochila escolar de maneira correta

O lugar da mochila não é no chão áspero, onde ela está constantemente em atrito com o solo, sendo suja, e sofrendo com a abrasão contínua do movimento de levantar e depositá-la e, por vezes, até arrastá-la. 

Esse comportamento é relativamente comum entre os estudantes, seja na sala de aula ou até mesmo em casa.

Por isso, a melhor solução é colocar a mochila pendurada de maneira confortável, seja na cadeira, ou na carteira, já que algumas possuem um gancho para essa função. Em casa, caso não seja possível pendurar o item, uma boa dica é posicioná-lo sobre uma cadeira.

Evite carregar muito peso de uma única vez

A grade escolar é criada com a intenção de que os alunos não se sintam estressados exaustivamente com a mesma matéria, metodologia e professor, mas também para que ele possa otimizar o transporte dos seus materiais, já que não há a necessidade de transportar todos os livros todos os dias.

Ainda que o aluno argumente que, transportar todos os materiais, faz com que ele evite esquecer algum, no dia que este for necessário, essa rotina de consultar as matérias do dia seguinte e organizar o seu material escolar cria aspectos importantes relacionados à responsabilidade, algo que será crucial depois da vida estudantil.

Ajuste a mochila de maneira correta

A mochila escolar é um acessório para transportar materiais, ainda que essa seja confeccionada com um design ou estampa mais atrativa, não se trata de uma peça de moda ou item que caiba algum tipo de tendência.

Por isso, a mochila deve ser sempre ajustada próxima ao corpo, garantindo um contato maior com as costas e evitando que o peso seja distribuído nas alças de maneira inadequada, fazendo com que essas rasguem ou sedam na região que fica no topo do acessório, posicionada próxima aos ombros.

Ajustar a mochila escolar de maneira adequada também implica em garantir uma condição ergonômica mais confortável, evitando dores nas costas e problemas de saúde mais sérios.

Confira as instruções do fabricante

Seja qual for a mochila escolar, todas possuem uma etiqueta, normalmente, posicionada internamente, com as instruções básicas sobre o acessório, contendo informações sobre a dimensão, carga máxima suportada e, principalmente, instruções para a lavagem.

Observe essas informações e siga as instruções para o uso adequado do acessório, caso esse não atenda as suas necessidades, procure por outra mochila escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *