Descubra o significado das cores

Descubra o significado das cores

Entenda o poder das cores e seus significados.

As cores são poderosas e podem influenciar nas tomadas de decisão, relaxamento e em muitos outros sentidos. Por isso, são usadas para estimular compras, como forma de terapia e até para propiciar momentos de prazer. Cada coloração possui um significado distinto, entenda melhor sobre a psicologia das cores:

Como é usado o significado das cores 

As escalas da psicologia das cores são usadas em muitos setores, como na arte para expressar emoções apenas com elas. Outro mercado que se norteia pelas cores é o da moda, que estuda cada temporada e as necessidades do público, para então criar as roupas que farão sucesso no futuro. Até os cabeleireiros usam esse tipo de ferramenta para melhorar a imagem dos clientes, em um processo chamado de colorimetria.

O mais forte uso dos tons é no marketing onde o cliente é direcionado às escolhas feitas inconscientemente, como as famigeradas amarelo e vermelho usadas para aumentar a fome nos restaurantes e o verde que  indica algo mais natural e verdadeiro. Descubra o significado das cores:

Vermelho

O vermelho é um tom impactante que representa excitação, amor, paixão e até algo mais violento. Basicamente é a cor mais forte. Ela é utilizada para chamar a atenção e se diferenciar, como ocorre na logomarca da Coca-Cola, Nintendo, Kellogg ́s, Canon e outras empresas destinadas a consumidores jovens e que se inspiram pelo visual, sendo enérgica.

Amarelo

A tonalidade amarela remete a inteligência, conhecimento, dinheiro e ao verão. Ela é indicada para propiciar algo mais aconchegante e otimista, por isso faz parte de instituições como Mc Donald´s, Nikon, Subway e Ikea, onde o intuito é atrair o consumidor para um aconchego familiar, e ainda aguça a vontade de se alimentar. O amarelo é uma boa cor para você incluir no seu ambiente de trabalho, como nos itens de papelaria ou na decoração, por exemplo.

Verde 

Usado para ilustrar a natureza, o verde também remete a paz, calma e consciência. Nas logomarcas instrui para o lado mais correto, pelo menos no inconsciente, como o símbolo do Animal Planet, que é tido como um canal para pessoas amigas dos animais, e da Land Rover.

Azul

Já o azul é um dos preferidos por quem busca por fé, constância, verdade e confiança, além de ser símbolo de limpeza e da água. As companhias que usam a tonalidade se preocupam em criar confiança através de produtos verdadeiramente funcionais e de alta qualidade, como a Dell, Oreo, Pfizer e Oral-B.

Preto

Apesar de ser parte do processo de luto, o preto também é sinônimo de elegância, sofisticação, poder e estilo. Por todos esses motivos, é o mais usado nas roupas. É muito fácil combinar a tonalidade com as demais, afinal é neutra. Dentre as empresas que apostam na cor estão: Apple, New York Times, Nike e Mercedes Benz.

Branco

O branco é o mais neutro entre os tons, é uma cor pura. A sensação ao visualizar a tonalidade é de pureza, tranquilidade e higiene. Ela é a preferida para pintar casas, vestimentas médicas e comércios alimentícios. Pode ser misturada com as demais para iluminar, por isso é usada como base pelos artistas, em produtos que você encontra na Laranja Lima Presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *