5 curiosidades sobre a caneta

5 curiosidades sobre a caneta

Descubra algumas questões interessantes sobre esse usual instrumento.

Seja para estudar, trabalhar ou demais funções que envolvam escrita ou desenhos, as canetas são um dos instrumentos mais comuns e usuais de todo o mundo, no entanto, poucas pessoas se questionam a respeito de questões interessantes sobre elas.

Seja um modelo usual como a esferográfica, ou a delicada caneta ponta fina, existem diversas curiosidades atrás deste instrumento de escrita, confira algumas dessas e enriqueça ainda mais o seu conhecimento com a lista abaixo:

Tintas para alguns quilômetros

Se fossemos seguir o dito popular, poderíamos dizer que a caneta esferográfica, a popular caneta azul referência na música que virou meme a algum tempo atrás, possui tinta suficiente para escrever por muitos metros, resultando em quilômetros.

Cada item possui tinta suficiente para traçar uma linha contínua por cerca de dois a três quilômetros, o que daria para traçar do início ao fim da famosa Avenida Paulista, um dos cartões postais da cidade de São Paulo.

Corpo na forma de um hexágono

Mais uma vez se referindo a bendita caneta escolar de tinta azul, ou vermelha no caso dos professores, ou seja, o modelo esferográfico. Por mais que o seu corpo se assemelhe a um cilindro, essa não é a sua forma real.

Na verdade, o corpo da caneta esferográfica possui uma forma hexagonal, ou seja, com seis faces, o que evita que as canetas saiam rolando facilmente quando posicionadas em uma superfície como uma mesa ou carteira escolar.

O plágio que deu certo

A primeira caneta esferográfica foi criada em Budapeste, no ano de 1938. No entanto, a capital da Hungria nunca foi um grande pólo industrial ou posição privilegiada em relação ao continente europeu.

Mas a novidade chegou a um funcionário de uma fábrica de canetas-tinteiro na França, Marcel Bich, um dos fundadores da empresa mais conhecida da famosa caneta azul, que copiou o modelo, com minúsculas alterações e lançou a sua versão em 1950, com uma posição privilegiada que lhe permitia atingir o sucesso e comprar a criadora do modelo e fabricante rival de Budapeste no ano de 1957.

Meme alienígena

A longevidade das canetas esferográficas, associada ao mau armazenamento, o que implica em falhas fazendo com que as pessoas não utilizem as suas canetas até o fim da tinta, fez com que um meme fosse criado sobre o item.

Como as canetas simplesmente somem depois de um tempo, criou-se o mito que, na verdade, se trata de sondas alienígenas que são enviadas para espiar as casas das pessoas e após um tempo retornam para a nave mãe levando as informações coletadas. Por isso, ninguém nunca utilizou uma caneta azul até o fim.

Ponta de bola

A esfera localizada na ponta da caneta esferográfica é confeccionada de carbureto de tungstênio, material macio e resistente que também é utilizado para a confecção de projéteis de armas de fogo, que se valem dessa mesma propriedade.

Se a ponta é confeccionada em um material para atirar, o corpo da caneta pode ser utilizado para salvar as pessoas realizando o procedimento conhecido como traqueostomia. Essa técnica de salvar vidas com uma simples caneta é comumente ensinada em cursos mais avançados de primeiros socorros.

Precisando de canetas? Confira a seção da Laranja Lima Presentes, com uma diversidade de canetas para você, confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *